Origem da data

O objetivo da data é promover a importância dos cuidados de saúde da pessoa e da sua família, valorizando o papel do médico de família na saúde e bem-estar do agregado familiar.

Destacar o papel do médico de família nos sistemas de saúde foi o objetivo que esteve na origem da criação deste dia, em 2010, pela Wonca – World Organization of National Colleges, Academies and Academic Associations of General Practitioners/Family Physicians.

O médico de família é um profissional que acompanha uma pessoa ou uma família durante vinte a trinta anos, desde a infância à idade adulta, desde a gravidez da mãe à adolescência do filho. Mais do que um médico de doenças, é um médico de prevenção e de pessoas, gerindo questões médicas, psicológicas e económicas.

Atividades

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) celebra a efeméride com atividades que promovem a prática de exercício físico e a abstinência do consumo de tabaco.

Os médicos de família são convidados a desafiarem os colegas e os utentes para a prática de exercício físico nas imediações da unidade de saúde. A distribuição de t-shirts e de brochuras informativas é outra atividade deste dia.