O Dia de Natal celebra-se todos os anos a 25 de dezembro. Este dia é um importante feriado no calendário católico português e é a data mais esperada do ano pelas crianças.
É nesse dia que se comemora o nascimento do Menino Jesus, filho da Virgem Maria e de São José.
Significado do Natal
A tradição cristã conta que Jesus nasceu em uma manjedoura enquanto Maria e José fugiam do rei judeu Erodes, que ordenou a morte de todas as crianças nascidas na época para evitar a ascensão de um novo rei.
O nascimento do menino Jesus foi sinalizado pela estrela de Belém, sinal este no céu que três reis magos seguiram até encontrar o menino e presenteá-lo com ouro, incenso e mirra.
O dia 25 de dezembro foi a data escolhida para celebrar o nascimento de Jesus porque não se sabe ao certo quando terá acontecido.
Essa foi a forma encontrada pela Igreja Católica para tornar religiosa as festas romanas pagãs, que eram celebradas na mesma altura do ano, em comemoração ao solstício de inverno.
Festa de Natal
Na noite de 24 de dezembro as famílias reúnem-se para a Ceia de Natal. À mesa, degustam as iguarias de Natal, tal como o bacalhau, as rabanadas, o pão-de-ló, o bolo-rei, os sonhos de Natal, entre muitos outros alimentos tradicionais da época.
Às 00h00 do dia 25 de dezembro realiza-se a tradicional Missa do Galo em certas localidades do país. Algumas famílias assistem a esta missa, que comemora o nascimento do Menino Jesus, em Belém. Em casa, beija-se o Menino Jesus do presépio à meia-noite.
Apenas depois da meia-noite as crianças podem abrir os presentes, colocados junto à árvore de Natal. Algumas esperam até a manhã de 25 de dezembro para abri-los. No dia 25, o almoço junta novamente as famílias para a comemoração do Natal.