1. JARDINAGEM
Em Novembro e Dezembro são meses para Plantar/Semear flores como: roseiras ou podar as roseiras existentes, cíclames, ervilhas-de-cheiro, gladíolos, lírios e malvaíscos.
O ato de podar é uma das tarefas de jardinagem mais importantes na manutenção de um jardim. No caso das roseiras, a poda vai determinar o aspeto final e a beleza das suas flores. Saiba como podar roseiras para que as suas rosas sejam grandes, esbeltas e brilhantes.
Quais as ferramentas necessárias
Para podar roseiras corretamente, é necessário reunir as ferramentas seguintes:
- Tesouras de poda
- Tesoura telescópica de podar
- Serra curvada
- Luvas grossas
- Camisola de mangas compridas
Para preservar a saúde das suas roseiras, é fundamental que todas as ferramentas estejam limpas e afiadas antes de entrarem em ação. Só assim é que as rosas são corretamente podadas, crescendo de uma forma saudável e natural.
Quando devem ser podadas as roseiras
Uma das perguntas mais importantes e que está relacionada com a arte de podar roseiras, passa por saber exatamente quando é que ela deve ser realizada? O momento mais oportuno é determinado pelo tipo de roseira e pela sua localização geográfica. Como tal, é necessário conhecer pormenorizadamente a variedade que está a usar e obter todo o tipo de informações em relação a ela.
De uma forma geral, a poda de uma roseira, de uma árvore ou de um bonsai ocorre na estação da primavera, nomeadamente no início do mês de março ou de abril para quem se encontra no Hemisfério Norte, ou setembro e outubro para quem está no Hemisfério Sul. No entanto, o inchaço dos botões de rosa também mostra qual é o momento mais apropriado para podar as roseiras.
Porque devem ser podadas as roseiras
As roseiras devem ser podadas no tempo certo, uma vez que esses cortes vão estimular um novo crescimento e remover todos os elementos que estejam mortos e/ou em decomposição. Por outro lado, é de destacar que o ato de podar ajuda a melhorar a estética de uma planta, permite que os raios solares cheguem ao núcleo da mesma, o que facilita a sua nutrição e novas áreas de crescimento. O ato de podar as roseiras é, sem dúvida, uma das tarefas de manutenção obrigatórias para que o seu jardim tenha sempre um aspeto florido e colorido.
Como podar roseiras
Podar ou aparar roseiras é um passo muito importante na manutenção e no cuidar de rosas de um jardim. Se as roseiras forem mal aparadas, as plantas não florescem na sua totalidade e podem ficar muito fracas. Tenha em mente que o ato de podar ou aparar roseiras é, apesar da crença popular, um processo muito fácil de ser realizado e pode ser feito por qualquer jardineiro.
E ainda, como criar a sua horta caseira:
2. Dez podcasts portugueses para ocupar os dias
Todos temos aquelas listas infinitas de coisas que queremos fazer e que deixamos sempre para depois. Se é o seu caso, aproveite estes tempos em que temos de passar mais tempo em casa. Por exemplo, é uma boa altura para ouvir um destes dez podcasts portugueses. Vai encontrar nesta lista um pouco de tudo, desde podcasts dedicados a política e história a outros de comediantes bem conhecidos.
10 podcasts portugueses para ouvir:
ask.tm
Foi há três anos que o comediante Pedro Teixeira da Mota criou o ask.tm, um podcast onde responde às mais variadas perguntas do público. Política, superstições, séries, filmes e música são alguns dos assuntos abordados, sempre com um toque de humor. Com quase 200 episódios, este é um dos podcasts mais ouvidos em Portugal.
Sem Barbas na Língua
O comediante Guilherme Duarte e o escritor Hugo Gonçalves juntaram-se para, tal como os próprios descrevem, conversar “sem barbas na língua sobre temas polémicos e trivialidades, com seriedade, humor e coerência”. Publicam episódios novos regularmente e a pensar nos tempos em que vivemos. A dupla lançou, recentemente, dois episódios especiais sobre o surto de Covid-19, com os convidados Ricardo Mexia e Guilherme Duarte. É ouvir.
Eixo do Mal
O programa da SIC Notícias Eixo do Mal é muito popular entre os portugueses, e desde 2018 que é possível ouvir todos os episódios em formato podcast. São cerca de 50 minutos onde se debatem os temas da actualidade. O apresentador e moderador é Aurélio Gomes e quem está lá para comentar tudo é Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes.
Fuso
Há três anos que Mariana Cabral, mais conhecida como Bumba na Fofinha, faz sucesso no YouTube. Em Outubro de 2019, a comediante mudou-se para Nova Iorque e decidiu começar a contar as suas aventuras neste podcast. Entretanto, regressou a Portugal, mas promete continuar a fazer-nos companhia, especialmente durante estes tempos difíceis.
Maluco Beleza
Rui Unas lançou o Maluco Beleza em 2012, com o objectivo de criar um espaço de conversa livre e descontraído. A cada episódio, o actor recebe um convidado diferente. Por lá já passaram nomes como Carlão, Diogo Morgado, Lili Caneças, Ana Guiomar ou Catarina Furtado. O que era inicialmente um podcast, foi-se transformando e agora também é possível assistir às entrevistas no YouTube.
Vamos Todos Morrer
Este é o podcast perfeito para quem não tem paciência para episódios muito longos e gosta de saber factos engraçados sobre celebridades. Hugo van der Ding (que também faz umas ilustrações muito engraçadas) está quase todos os dias de manhã na Antena 3 para o programa Vamos Todos Morrer. Os episódios têm no máximo 10 minutos e em cada um o assunto é a vida e, principalmente, a morte de uma figura famosa, como Audrey Hepburn (na fotografia) ou Ludwig van Beethoven.
Fumaça
O Fumaça é um projecto de comunicação independente, com financiamento cooperativo. Que tipo de conteúdo é que pode encontrar lá? Entrevistas, reportagens, debates e até algumas séries sobre diferentes temáticas, como as alterações climáticas. No ano passado, recebeu os prémios de melhor podcast do ano e melhor podcast de entrevistas na primeira edição do Podes 2019.
Perguntar Não Ofende
Criado e produzido por Daniel Oliveira e João Martins, Perguntar Não Ofende é um podcast de entrevistas e debates onde a política é o tema habitual. O programa é semanal e já recebeu várias personalidades nacionais e internacionais, como António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa, Dilma Rousseff, Gregório Duvivier e Ricardo Araújo Pereira. Os mais recentes episódios fazem parte de uma série especial sobre a Covid-19.
Agora, agora e mais
Rui Tavares é colaborador regular do Público e recentemente começou a dar voz ao podcast Agora, agora e mais. O programa é sobre “histórias da história” e é baseado num livro do político, ainda em progresso. Prepare-se para percorrer mil anos de história europeia e mundial. O Público tem mais podcasts, pode explorá-los aqui.
Terapia de Casal
O humorista Guilherme Fonseca e a blogger Rita da Nova são um casal e decidiram criar um podcast para discutir assuntos triviais do dia-a-dia. Chamaram-lhe Terapia de Casal, onde vão receber alguns “terapeutas” para os ajudar. Na verdade, não se tratam de profissionais de saúde, mas sim de amigos e conhecidos dos dois. Em alguns dos episódios também vão responder a perguntas e dúvidas amorosas que o público pode enviar por email.
Clikar e ver:
https://www.timeout.pt/porto/pt/coisas-para-fazer/podcasts-portugueses-para-ocupar-os-dias
3. Os melhores Jogos Tabuleiro para jogar em familia
Monopoly
Cluedo
Trivial Pursuit
Xadrez
Damas e Gamão
Monstro das cores
Passa o desenho
Castelo proibido
Dominó
Uno
Mikado
Pictyionary
Quem é quem
Quadro em linha
Scrabble
Batalha Naval
Link: https://pumpkin.pt/familia/atividades-com-miudos/brincar-brinquedos-criancas/jogos-de-tabuleiro
4. Trabalhos manuais
Desenvolvem a concentração, estimulam a criatividade, diminuem a ansiedade e o stresse. São muitos os benefícios atribuídos aos trabalhos manuais e, se houver crianças em casa, são um excelente pretexto para passar mais tempo com elas. Margarida Girão iniciou-se na colagem com 11 anos, hoje é artista plástica e dá workshops. No seu site (www.margaridagirao.com), encontram-se imagens dos seus trabalhos e vídeos que dão uma ideia do que é esta arte do corta-e-cola, feita a partir de páginas de revistas e jornais, papéis de todas as cores, elementos tridimensionais e fotografias, por exemplo.
É certo que, em casa, não terá a orientação certeira de Margarida, mas na colagem a imaginação é o limite. Um limão pode ser o sol, uma couve o cabelo, uma garrafa uns óculos, e por aí fora. Tudo o que precisa é de uma base rígida (pode ser um pedaço de cartão), um x-ato, lápis de carvão, tesoura (de preferência com pontas), cola branca e verniz mate para papel (opcional, para cobrir o trabalho final). Uma dica: antes de começar a colar, fotografe a composição para perceber se existe harmonia entre os elementos
5. 12 dicas para organizar gavetas de maneira simples e muito prática
Divida por categorias
Destine cada gaveta a uma categoria de peça. Por exemplo, tenha uma gaveta para a roupa íntima, outra para camisolas, outra para a roupa do ginásio, outra paras os biquínis e fatos de banho, etc. Assim, saberá o que está dentro de cada gaveta.
Organize também tudo no interior, de modo a conseguir visualizar bem o que está no interior e tirar logo de dentro da gaveta aquilo que procura. Colar etiquetas coloridas no interior das gavetas pode ser uma boa forma de melhorar a sua arrumação interna.
Prenda fitas de renda
Prenda uma fita de renda no interior da gaveta, preferencialmente na lateral, não só para decorar, mas também para suster perfumes, loções ou outros aromatizantes.
Assim, não ocupará espaço no interior da gaveta com estes cheirinhos deliciosos, além de dar um toque charmoso e romântico ao seu móvel.
Guarde objetos pequenos em potes de vidro
Não ocupe toda uma gaveta com itens de pequena dimensão. Reutilize potes de vidro, por exemplo, para colocar esses objetos ou, se tiver chávenas bonitas, mas que já não usa, por que não utilizá-las como recipientes para as suas bijuterias?
Para além de um apontamento decorativo criativo e original, irá ajudar a arranjar mais espaço nas suas gavetas.
Utilize canos de PVC e rolos de papel higiénico
Sabe aquela gaveta cheia de cachecóis e lenços? Por que não arrumar esses acessórios em canos de PVC. Assim eles ficarão devidamente organizados e fáceis de encontrar.
Também aquela gaveta cheia de cabos e fios emaranhados tem os dias contados, certo? Então, use os próprios rolos de papel higiénico, etiquete-os de acordo com a função do cabo que aí vai guardar e verá que assim conseguirá manter tudo mais organizado.
Use pequenos velcros
Quando guarda no interior da gaveta, recipientes, como potes de vidro ou chávenas, como sugerimos anteriormente, não deixe de colar pequenos velcros na parte de baixo desses objetos e também na parte interna da gaveta, de modo a garantir que os recipientes não fiquem em movimento, quando abre e fecha a gaveta.
Reutilize caixas de ovos e de cereais
Se não quer gastar dinheiro em organizadores para as suas gavetas, não tem de o fazer. Use caixas de ovos e aproveite os seus espaços para guardar objetos pequenos, como material de costura ou bijuterias.
As caixas de cereais também são bons organizadores, basta encapá-las com papéis coloridos para ganharem um aspeto totalmente diferente.
Use canos de PVC ou pastas de documentos para guardar… lenços
Sim, é mesmo isso. Se tem muitos lenços espalhados pela gaveta, experimente enrolá-los em pastas de documentos ou em canos de PVC cortados com a altura do interior da gaveta.
Guarde-os assim. Isso irá facilitar a visualização de cada peça e evitar que ela fique muito amarrotada.
Adquira formas para cupcake
As formas para cupcake, sejam em alumínio, silicone ou até mesmo em papel, são capazes de armazenar bijuterias e deixar as suas gavetas, não só organizadas, como com um ótimo aspeto, agradável à vista.
Decore o interior da gaveta
Escolha uma cor para cada gaveta e pinte de cores diferentes o interior de cada uma delas. Se preferir, pode também forrá-las com pedaços de tecidos ou papel.
Isso irá personalizar as suas gavetas e tornar mais fácil a identificação do que está guardado em cada uma delas.
Use cuvetes de gelo, caixa de ovos e bandejas para talheres
As cuvetes de gelo e as bandejas para talheres são também objetos que podem servir como organizadores das suas gavetas.
Pode decorá-los com cores ou autocolantes para um efeito mais divertido.
Divida as gavetas por dias da semana
Para agilizar o dia-a-dia, uma ideia prática pode ser organizar as gavetas por dias da semana e colocar em cada uma delas as peças e acessórios que vai usar em cada dia.
Tal pode ser bastante útil para o quarto das crianças, caso esteja a tentar que elas se comecem a vestir sozinhas.
Aposte num porta clips para guardar… ganchos
Os ganchos do cabelo podem “desaparecer” com alguma facilidade ou até perder-se nas reentrâncias das gavetas. Os porta clips, especialmente os que possuem íman, são ótimos, pois atraem os travessões, não permitindo que eles se percam.
Como viu, as nossas dicas para organizar gavetas são bastante simples e, acima de tudo, económicas, já que apostam na reutilização de materiais e objetos que certamente tem aí por casa e os quais já não utiliza para as suas funções originais.
Link para aceder: https://www.e-konomista.pt/dicas-para-organizar-gavetas/
Para tornar a tarefa mais fácil, existem algumas ajudas: o livro Destralhe a sua Casa, de Paula Margarido, se quiser seguir os princípios do feng shui; e a série Marie Kondo: A Magia da Arrumação, na plataforma Netflix. Prepare-se para enfrentar um processo desafiante, fica o aviso, que pode levá-lo das lágrimas ao alívio. Depois de se ver livre desta “carga”, vai sentir-se melhor. Até porque, dizem os entendidos, renovar energia e guardar espaço vazio para receber novos objetos traz leveza e felicidade à vida.
6. Fazer sumos e batidos
Sumo verde tropical para aumentar a imunidade
Os Sumos verdes são uma ótima maneira de fornecer ao seu corpo uma boa dose de vitaminas, minerais e fibras para fortalecer a imunidade, especialmente no período mais frio do ano, ou na temporada de chuvas. Mesmo que pareçam combinar mais com os dias quentes de verão, sucos são particularmente benéficos para a manutenção da saúde e vitalidade geral do corpo no outono e na primavera. Portanto, experimente, por exemplo, este sumo verde tropical saboroso e que também aumenta a imunidade.
Existem um grande número de receitas de sucos verdes, que podem ser preparados com grande variedade de ingredientes, o limite é sua imaginação, por isso, não deixe de experimentar esta combinação com laranja, manga, banana e espinafre. As frutas tropicais serão complementadas pelo sabor característico do gengibre, que oferece vários benefícios à nossa saúde. Além de melhorar a digestão, também diminui os níveis de açúcar no sangue, tem efeitos anti-inflamatórios, fornece ao corpo uma boa dose de antioxidantes e alivia cólicas menstruais.
Eu acredito que você certamente irá desfrutar desta combinação perfeita de frutas e legumes 😉
Você pode enriquecer este sumo verde tropical saudável para fortalecer a imunidade com uma fonte de proteína, e ao mesmo tempo obter uma consistência cremosa, adicionando iogurte natural (de preferência, iogurte grego) em vez de água. Uma porção deste suco verde contém até:
Ingredientes
- 2 laranjas
- 1 banana
- 1 manga
- 2 cm de gengibre
- 1 xícara de água
- 100 g de espinafre baby fresco
Instruções
- Limpe, lave e corte as frutas em pedaços menores.
- Lave bem o espinafre sob água corrente.
- Bata todos os ingredientes com água ou iogurte no liquidificador até ficar homogêneo.
- Sirva imediatamente.
smoothie de banana com aveia
Este excelente smoothie de banana com aveia com tâmaras e canela é a escolha perfeita para um pequeno almoço saudável e nutritivo. Esta batida é adoçada apenas com frutas e tem consistência e sabor perfeitos. É nutritiva, rápida e fácil de fazer. Embora a receita seja um pouco incomum e você provavelmente ainda não tenha ouvido falar dessa combinação, eu realmente recomendo experimentar, pois você não vai se arrepender.
Este smoothie de aveia e banana saudável contém até 40% da ingestão recomendada de vitamina B-6, 30% de vitamina E, 25% da ingestão recomendada de cálcio e também cerca de 10% da de ferro, cobre, vitamina D, A, manganês e magnésio. Também é rico em fibras e pobre em gordura.
Batidas, ou smoothies, são uma ótima escolha para manhãs atarefadas – basta misturar os ingredientes no liquidificador. Se você quiser desfrutar desta batida de aveia com banana numa consistência ainda mais espessa e com um sabor mais refrescante, eu recomendo descascar a banana e congelá-la no dia anterior. Em geral, gosto de usar algo congelado em smoothies, pois assim ele fica com uma consistência mais cremosa. Portanto, costumo usar frutas congeladas ou gelo.
Se desejar, você também pode adicionar um pouco de proteína em pó em seu smoothie matinal para aumentar o teor de proteína. Nesse caso, recomendo diminuir a quantidade de tâmaras pela metade. Este smoothie de banana saudável com aveia é realmente saciante e pode ser tomado como um bom pequeno almoço.
Ingredientes
- 1 banana
- 1/4 de chávena de aveia
- 4 tâmaras (sem caroço)
- 1/2 chávena de leite de amêndoa ou coco
- 1/2 chávena de gelo
- Uma pitada de canela
Instruções
- Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma consistência homogênea.
- Eu recomendo beber o smoothie imediatamente, ou transferi-lo para uma caneca térmica.
Mais receitas deliciosas e saudáveis em: https://www.feiticeirafit.com.br
Atualmente, existem mais de 2.5 milhões de apps na Google Play e Apple Store. No meio de tantas apps, torna-se difícil escolher as melhores.
Mas não se preocupe que nós tratamos disso por si!
Escolhemos 9 excelentes apps de fitness para que possa experimentar, de acordo com o desporto que pratica.
Todas as apps escolhidas são grátis, porém contêm opções pagas a que pode aceder. Também estão disponíveis tanto para Android como IOS.
7. Aplicações grátis para fazer exercício em casa
Tem 9 excelentes apps de fitness para que possa experimentar, de acordo com o desporto que pratica.
Todas as apps escolhidas são grátis, porém contêm opções pagas a que pode aceder. Também estão disponíveis tanto para Android como IOS.
1. Strong
Uma app para poder registar os seus treinos de forma fácil e intuitiva. A app vem com exercícios já registados, mas pode adicionar outros. Pode criar rotinas personalizadas e ver o seu progresso nos exercícios ao longo do tempo. Por fim, a app também lhe permite registar o seu peso e medições corporais.
2. Jefit
Tal como Strong, com esta app pode registar os seus treinos. A app vem com exercícios e planos já registados e pode adicionar outros. Também pode criar rotinas, ver a sua performance ao longo do tempo, e registar o seu peso e medições corporais. Com a app, consegue acesso à comunidade de pessoas que utilizam a Jefit e aos planos de treino criados por esta, algo que não tem na Strong.
3. Nike Training Club
Uma app da Nike com mais de 185 treinos em categorias como força, resistência, yoga e mobilidade. A app cria planos de acordo com os seus objetivos, quantidade de equipamentos que pretende usar, e treinos por semana. A app também faz sugestões de treinos de acordo com o seu histórico de treino, e vídeos de como realizar os exercícios.
4. Nike Run Club
Uma app da Nike especialmente feita para pessoas que gostam de correr. Registe os seus treinos na app e analise o seu progresso. Também fará parte da comunidade da Nike e pode comparar o seu progresso com o de outros membros da comunidade.
5. Strava
Esta aplicação pode ser usada para as atividades de ciclismo, natação, e corrida. Com a Strava consegue analisar o seu desempenho e progresso ao longo do tempo. Por exemplo, consegue saber a sua distância percorrida, velocidade, altitude, e calorias queimadas.
Também terá acesso à comunidade de pessoas que usam a Strava. Pode partilhar o seu progresso e seguir outros utilizadores.
Por fim, contém várias rotas de corrida e ciclismo predefinidas, e também desafios/competições mensais para o manter motivado.
Nike Training Club O Nike Training Club é um dos aplicativos mais famosos para se exercitar em casa. Após fazer o login, é necessário responder duas perguntas para que ele possa entender o perfil: homem ou mulher, e quantas vezes por semana está acostumado a treinar. Em seguida, você pode buscar o treino que deseja. O aplicativo é bastante organizado. Ele mostra, primeiro, exercícios que acredita serem indicados ao seu perfil e, embaixo, novos treinos disponíveis. Também é possível procurar treino de acordo com equipamentos, tipo ou grupo muscular. Antes de iniciar a aula, o usuário tem acesso ao tempo de treino, sua intensidade e nível. O app também organiza todos os treinos já… – Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/03/19/apps-para-treinar-em-casa-durante-a-quarentena-do-coronavirus.htm?cmpid=copiae
6. MyFitnessPal
Um contador de calorias onde pode registar toda a sua alimentação. Tem a maior base de dados de alimentos de qualquer contador de calorias (mais de 6 milhões de alimentos). E se isso não for suficiente, pode criar alimentos que não existam na base de dados.
7. Daily Yoga
Considerada a melhor app de Yoga de 2018 pela Healthline. Contem mais de 50 cursos de yoga e mais de 400 asanas de yoga. Terá acesso a diferentes durações de aulas (Entre 5 a 45 minutos) e 3 tipos de força de curso (baixa, média, alta).
8. Endomondo
O Endomondo permite-lhe rastrear o seu desempenho em mais de 60 desportos, incluindo yoga, ténis, futebol, corrida, ciclismo, e musculação.
Para além disso, também sincroniza com outras aplicações e dispositivos como Fitbit, Garmin Connect, MyFitnessPal, Google Fit, Samsung Health, entre outros.
Por fim, tal como muitas das outras apps aqui referidas, também terá acesso à comunidade de pessoas que usam o Endomondo.
9. Calm
Se precisa de ajuda a reduzir o stress e ansiedade, aumentar o foco e melhorar a qualidade do sono, esta app é para si!
O Calm é uma aplicação de meditação e mindfulness que inclui meditações guiadas, histórias para dormir, programas de respiração e músicas relaxantes.
Para além disso, é recomendada por profissionais da psicologia de renome, terapeutas e especialistas em saúde mental.
Aceda a todas: https://www.boomfit.eu/pt/blog/melhores-apps-fitness-b22.html