O Dia Mundial da Dança celebra-se todos os anos a 29 de abril.
A data foi criada em 1982 pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO, que escolheu o dia 29 de abril como o Dia Internacional da Dança.
A comemoração tem por base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, que nasceu em 1727 e que foi um dos grandes nomes mundiais da dança.
Comemorações
A celebração do Dia Mundial da Dança tem como objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas.
Neste dia são diversas as atividades desenvolvidas por associações, escolas e outras entidades ligadas à dança, para promover esta arte que é vista como linguagem universal, promotora de ideais como a liberdade de expressão e a igualdade de direitos.
Espetáculos, workshops, demonstrações e palestras são algumas das iniciativas que decorrem no Dia Mundial da Dança em espaços culturais, comerciais e recreativos.
Benefícios da dança para o corpo
1. Músculos fortalecidos
A partir do momento que você começa a praticar qualquer modalidade da dança com frequência, as mudanças físicas no seu corpo são visíveis. Isso acontece porque cada estilo de dança trabalha com diferentes grupos musculares. Ou seja, com o tempo a musculatura fica mais forte o que por consequência diminui a ocorrência de lesões.
Ritmos como ballet, street dance, funk e zumba, por exemplo, trabalham com o corpo todo. Os saltos, piruetas e movimentos rápidos dentro do ritmo, fortalecem o tônus muscular, em especial o da panturrilha. Já ritmos com a dança do ventre, trabalha mais a cintura, quadris, costas e pernas.
2. Sistema cardiorrespiratório mais resistentes
Dançar 30 minutos por pelo menos 3 vezes por semana, aumenta a frequência cardíaca e respiratória. Ou seja, dançar ajuda o coração a bombear mais sangue para os músculos e para o corpo e com isso, aumentando a nossa disposição e energia.
3. Melhora a postura e a flexibilidade
A dança deixa o corpo mais flexível, o que é essencial para melhorar a postura. E com os músculos fortalecidos, em especial o das costas a nossa percepção corporal também aumenta. Com o corpo mais alongado, cria um “espaço maior” entre as articulações e a musculatura o que promove uma recuperação muscular mais rápida e saudável nas situações do dia a dia.
4. Favorece a perda de calorias
Muitas pessoas procrastinam o início de alguma atividade física porque não gostam de ir à academia. Se esse é o seu caso, saiba que uma hora de zumba pode queimar até mil calorias, enquanto a dança de salão queima em média 300 calorias. Ou seja, é possível sim se divertir enquanto você dança o seu ritmo favorito e ao mesmo tempo eliminar aqueles quilinhos a mais.
Quando realizamos uma atividade física o nosso corpo libera hormônios como a endorfina, dopamina e serotonina que são responsáveis por promover a sensação de felicidade. E aqui vai à dica, bastam apenas 5 minutinhos de dança para que acalmar a mente e melhorar o humor.