O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é celebrado anualmente no segundo sábado de outubro.

Os cuidados paliativos são tratamentos focados na prevenção e no alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, assim como na melhoria do bem-estar geral dos doentes em estado terminal, com doenças graves ou incuráveis, em fase avançada, em internamento ou no domicílio.

Objetivos do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

O objetivo do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, cuja organização está a cargo de um comité mundial, é unir esforços nos cuidados paliativos por todo o mundo, chamando a atenção para as necessidades das pessoas em sofrimento (18 milhões de pessoas morrem em dor e sofrimento todos os anos).

É preciso abrir espaço para que o problema seja discutido, pelo que uma das finalidades desta data é justamente compartilhar visões e experiências das pessoas e famílias que vivem nessa situação.

Essa é uma forma de conscientizar as pessoas acerca das necessidades dos envolvidos com esse tipo de cuidados – por um lado, os doentes e suas famílias, e por outro, os profissionais que trabalham no seu tratamento.

A arrecadação de fundos, bem como o desenvolvimento de serviços adequados em todo o mundo, fazem parte do propósito da data.