O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos.
Esta data visa comemorar o ato do beijo e mostrar os benefícios da sua prática. O beijo é um ato comum em várias sociedades, seja como forma de cumprimentar ou saudar alguém ou de demonstrar amor e carinho por outra pessoa.
Acredita-se que se celebrou a data pela primeira vez a 13 de abril de 1882. Atualmente também se celebra o Dia Internacional do Beijo a 6 de julho no Reino Unido e noutros locais do mundo.
Benefícios do beijo
Beijar faz bem à saúde, tanto a nível emocional como físico.
- Beijar emagrece – queimamos calorias enquanto beijamos. Ao beijar está a queimar, em média, 12 calorias.
- Beijar alivia o stress – o ato é um ótimo aliado da tranquilidade e do relaxamento. Quantas vezes não bastou um simples beijo para acalmar?
- Beijar promove o bem estar – quando beijamos o batimento cardíaco aumenta e consequentemente a oxigenação das células é maior, melhorando as funções circulatórias do organismo.
No dia do beijo não pode deixar de beijar quem mais ama.
Significado dos beijos
Os apaixonados trocam beijos na boca, os amigos beijam na face, seja com um, dois ou até três beijos! Para mostrar respeito e admiração por alguém podemos beijar a mão. Curiosamente, as crianças recebem muitas vezes beijos na testa, em forma de bênção.
Beijos famosos
- O “Beijo” de Gustav Klimt
- O “Beijo” de Rodin
- O beijo de Judas
- O beijo de “E Tudo o Vento Levou”
- O beijo da “Bela Adormecida”
- O beijo de “A Dama e o Vagabundo”
- O beijo de “Titanic”
Beijo mais longo do mundo
O beijo mais longo do mundo foi dado em 2013 por Ekkachai Tiranarat e Laksana Tiranarat. O casal tailandês deu um beijo de 58 horas, 35 minutos e 58 segundos, entrando para o Guinness World Records.