Também conhecido como equinócio do outono, este é o nome que se utiliza na Astronomia para o fenómeno que marca o final do verão e chegada da nova estação, o outono.

O equinócio de outono assinala o instante em que o Sol, tal como o vemos a partir da Terra, cruza o plano do equador celeste. É o que se verifica em setembro, no hemisfério norte, e em março, no hemisfério sul.

O outono do hemisfério norte é o “outono boreal“, enquanto o outono do hemisfério sul chama-se “outono austral”.

A estação do outono traz consigo mais frio e chuva, e também as folhas amarelas e vendedores de castanha que se espalham pelas cidades portuguesas.

Especialmente no início da estação ainda se sente um calorzinho que vai despedindo-se à medida que nos aproximamos do inverno. De qualquer forma, em geral, o outono é ameno.

Por esse motivo, muitas pessoas aproveitam as temperaturas mais frescas para passear. Há passeios incríveis que combinam muito bem com o cenário do outono. Aproveite para fazê-los antes que o frio se encarregue de nos manter quentinhos em casa.

Em Portugal, o outono termina a 21 ou 22 de dezembro, dando lugar ao inverno.

O Dia da Síndrome das Pernas Inquietas ocorre todos os anos a 23 de setembro.

Foi escolhido o dia 23 de setembro em homenagem a Karl-Axel Ekbom, nascido neste dia. Ekbom foi um neurologista sueco, que descreveu a doença pela primeira vez, em 1945.

A Síndrome das Pernas Inquietas é também conhecida como Doença de Willis-Ekbom (DWE).

O objetivo da data é promover esta síndrome junto da população e aumentar o seu entendimento na comunidade médica. A Síndrome das Pernas Inquietas é uma condição crónica, que não se pode prevenir e para a qual ainda não existe cura.

Ela caracteriza-se pela necessidade involuntária de movimentar as pernas, sobretudo à noite, ao deitar-se, perturbando o sono. Acredita-se que nesta síndrome existe um desequilíbrio no funcionamento dos neurónios que usam a dopamina como neurotransmissor.

Os níveis de ferro no sangue também podem estar na origem da DWE. O tratamento da DWE é ajustado caso a caso e visa atenuar os sintomas e o desconforto do doente.

Ele envolve geralmente hábitos e práticas de melhoria do sono e o recurso a suplementos de ferro ou magnésio, por exemplo.