A data foi criada em 2005 e celebrada pela primeira vez em 2006, com o objetivo de informar o público sobre os benefícios do hipnotismo, através da realização de eventos gratuitos ou de baixo custo pelo mundo.
Como muitos filmes e livros passam uma falsa imagem do hipnotismo ao público geral, outro objetivo do dia é desvendar a verdade sobre o uso do hipnotismo.
Um dos mitos do hipnotismo é o controlo da mente da outra pessoa, obrigando-a a fazer coisas que ela não quer. Ao contrário do que se pensa, quando uma pessoa está em hipnose, ela está muito concentrada e com a memória focada, havendo muita atividade em todo o seu córtex cerebral.
Assim, uma pessoa consegue lembrar-se mais detalhadamente de situações do passado relacionadas com as suas dificuldades emocionais ou sociais atuais, canalizando-se um tratamento terapêutico natural no sentido de vencer esses obstáculos.
Está cientificamente provado que a hipnose pode ajudar uma pessoa a controlar e a vencer os seus medos, fazendo-a perder ou ganhar peso, baixar o seu nível de stress, deixar de fumar, dormir profundamente, sentir-se jovem, etc.
Logo pelo início do ano, o Dia Mundial do Hipnotismo é então uma altura ideal para fazer mudanças na vida e para cumprir as resoluções do ano novo.