Como o nome sugere, o Dia Mundial do Canhoto é um dia de celebração de todos os canhotos existentes no mundo – cerca de 10% da população mundial.

Origem do dia mundial do canhoto

O dia internacional do canhoto foi celebrado pela primeira vez a 13 de agosto de 1976, e apesar de ser comemorado anualmente nesta data desde então, só foi declarado oficialmente pelo clube britânico Left-Handers Day Club na década de 90.

O objetivo era protestar contra a discriminação sofrida pelos esquerdinos no mundo, além de divulgar as vantagens e desvantagens de ser canhoto.

Lista de canhotos famosos

Albert Einstein, famoso físico alemão, era canhoto

  • Albert Einstein: físico alemão que elaborou a famosa Teoria da Relatividade.
  • Bill Gates: dono da maior empresa de informática do planeta, a Microsoft, e um dos homens mais ricos do mundo.
  • Fidel Castro: líder revolucionário e estadista cubano.
  • Leonardo DaVinci: um dos mais completos e importantes artistas da história.
  • Ludwig Van Beethoven: compositor de obras famosas, como a Nona Sinfonia.
  • Mahatma Gandhi: líder nacionalista indiano.
  • Napoleão Bonaparte: imperador francês.
  • Paul McCartney: baixista dos Beatles.

Discriminação do canhoto

Muitos produtos são feitos especialmente para destros (cadeiras escolares, teclados de computador, caixa de mudanças, etc.) e antigamente, na escola, castigava-se o uso da mão esquerda.

Olhando para o dicionário encontra-se desde logo a discriminação para com o canhoto: se o destro possui destreza, o canhoto é definido em vários dicionários como desajeitado.

Vantagens de ser canhoto

Apesar da discriminação relativamente aos destros, ser parte da minoria tem as suas vantagens, para além de se sentir especial e de se ter um dia no calendário dedicado a si.

Os estudos científicos indicam que o canhoto é mais rápido a raciocinar do que o destro (em 0,51 segundos). No desporto, no combate, na condução ou a jogar videojogos, o canhoto é apontado como sendo mais rápido que o destro.

Como utilizam mais os dois hemisférios do cérebro, os canhotos podem ser mais imaginativos, ter uma visão diferente do mundo e resolver questões do quotidiano mais facilmente.

Desvantagens de ser canhoto

Além de ser uma minoria de mercado para a construção de muitos produtos, e de ter de trocar os talheres à mesa, o canhoto tem uma desvantagem importante apontada pela ciência: estar mais suscetível a certas doenças, como esquizofrenia e epilepsia.

Também se podem registar problemas de aprendizagem, com rotinas mais complexas para o canhoto.