O dia 10 de Setembro dia mundial da prevenção do suicídio foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção de estratégias específicas pelos países.

A OMS estima que todos os anos se suicidem 800 mil pessoas — o que dá uma pessoa a cada 40 segundos. O objetivo da OMS é identificar os grupos de risco para implementar medidas de prevenção eficazes.

O que deve fazer quem pensa de forma recorrente no suicídio?

Criar proximidades e não se isolar. Assim, é mais fácil tentar perceber outras alternativas que não a morte. Deve também procurar ajuda especializada.

Os centros de ajuda telefónica que existem também podem dar uma ajuda.

Que percentagem de pessoas com depressão tenta o suicídio?

Cerca de 30% das pessoas com depressão pensa no suicídio e 10% chega mesmo a cometê-lo, nessa depressão ou no futuro. A principal doença associada ao suicídio é a depressão, responsável por entre 50% a 80% dos casos, segundo alguns dos estudos internacionais.

Há outras doenças associadas ao suicídio?

A esquizofrenia. A taxa de suicídio nos esquizofrénicos ronda os 15% e, nos deprimidos, os 10% a 15%.

O suicídio também é praticado por quem não sofre de uma doença do foro psiquiátrico?

Em cerca de 90% por cento dos casos, consegue-se perceber o porquê do suicídio e, portanto, há uma franja, de um em cada dez, para a qual não há resposta. O estigma da insanidade mental é válido para a quase totalidade dos suicidas mas não para todos.