Este dia tem como objetivos informar sobre a paralisia cerebral, chamar a atenção para a situação das pessoas com paralisia cerebral que são esquecidas pela sociedade, e permitir que estas pessoas maximizem as suas potencialidades.
Existem 17 milhões de pessoas no mundo com paralisia cerebral e mais de 15 mil pessoas em Portugal.
Esta é a deficiência física mais comum na infância e uma das menos entendidas. A cada 1000 bebês, cerca de 1,5 – 2,5 podem ter paralisia cerebral.
A paralisia cerebral pode causar entraves ligeiros ou limitações graves no quotidiano, que se espelham ao longo de toda a vida. Muitas pessoas recebem terapias ineficazes, inúmeras famílias não têm acesso a informações básicas e a apoio, assim como muito pouco dinheiro é investido em pesquisa na paralisia cerebral.
A participação e condição da pessoa com Paralisia Cerebral está dependente das oportunidades que o meio envolvente lhe oferece, sendo este um fator fulcral para a qualidade de vida.
Cuerdas é um curta-metragem espanhol que mostra a amizade entre Nicolás, portador de paralisia cerebral, e María, colegas de orfanato veja com este link: https://youtu.be/MJep2hMJV38