Este é um dia de lembrança para a saúde da mulher e de diálogo entre mulheres e médicos, sobre o acompanhamento médico da menopausa. A data foi criada pela Sociedade Internacional da Menopausa (IMS) e reconhecida oficialmente pela Organização Mundial da Saude (OMS).
A menopausa afeta as mulheres, em média, a partir dos 50 anos. Em 2030 deverão existir 1,2 milhões de mulheres no mundo com mais de 50 anos.
Os principais efeitos da menopausa na saúde da mulher é a ausência de menstruação e impossibilidade de engravidar.
Em Portugal são poucas as mulheres que recorrem a tratamentos hormonais na menopausa. Contudo, os médicos aconselham as mulheres com fortes sintomas na menopausa a procurar orientação médica, para atenuar os efeitos.
Sintomas da menopausa
- Calores e suores em todo o corpo
- Irritabilidade
- Diminuição do desejo sexual
- Distúrbios de sono
- Indícios de depressão
- Menstruação irregular
- Pele e cabelos secos
- Unhas fracas
Estes sintomas tendem a diminuir com o passar do tempo. Eles iniciam-se geralmente entre os 45 e os 55 anos.
Uma outra perspectiva da menopausa
A menopausa avisa sobre o passar dos anos. Anuncia que começa uma nova etapa que, assim como as outras, traz aspectos negativos, mas também positivos. Perdemos e ganhamos. Tudo sempre depende da maneira como a vê e da atitude que assume diante das transformações. Na menopausa, há muitas mudanças positivas. Estas são cinco delas.
1. Adeus à TPM e às cólicas
A menstruação é um belo processo com o qual as mulheres convivem quase desde sempre. Ela lembra todos os meses de que são férteis e saudáveis. Até aí está perfeito. No entanto, às vezes essa maravilha biológica vem acompanhada por uma infinidade de desconfortos.
2. Não existe medo de engravidar
Uma das piores coisas que pode acontecer para uma mulher é ter uma gravidez indesejada. Essa situação sempre afeta mais as mulheres do que os homens. A encruzilhada pode ser muito angustiante, e até traumatizante.
Essa é outra das ansiedades que desaparece com a menopausa. Não terá que se preocupar mais porque esqueceu de tomar a pílula ou porque a menstruação demorou muito para chegar. Tudo bem, pois não tem mais fertilidade. Em troca, pode tomar decisões sobre seu corpo com uma maior liberdade.
3. Muda a forma de experimentar a sexualidade
Precisamente porque agora não precisa se preocupar em engravidar, sua sexualidade muda significativamente. Não é verdade que a menopausa traz consigo uma diminuição automática do desejo sexual. Muitas vezes acontece o contrário.
Mesmo se não for tão ardente quanto costumava ser, a sexualidade começa a ter um valor diferente. É muito provável que viva o erotismo com uma maior espontaneidade. Que diante desse alerta para a chegada da idade, decida experimentar coisas novas. Como agora está mais segura, pode ser que chegue a experimentar os momentos mais inesquecíveis da sua vida sexual.
4. Dorme menos e se torna mais ativa
Está provado que a menopausa traz uma redução nas horas de sono. Não dorme tanto quanto antes. Surpreende a si mesma se levantando mais cedo do que costumava. Isso significa que tem mais tempo de atividade por dia.
Vale a pena aproveitar esta vitalidade renovada para fazer as coisas que lhe interessam. Na meia idade, é muito provável que seus filhos já tenham feito suas vidas e que você tenha mais tempo para si mesma. Com mais tempo e mais energias disponíveis, nada melhor do que aproveitar para fazer o que tanto desejava e sempre foi forçada a adiar.
5. Novo Ciclo
A menopausa marca o fim de um grande ciclo na vida de uma mulher. Como toda grande transformação, essa traz consigo um convite para refletir. Não é verdade que todas as mulheres nessa idade se tornam insuportáveis e intratáveis. Isso depende da personalidade e das experiências anteriores. Pode haver mudanças de humor, mas estas não são determinantes. O ponto decisivo é a maneira como avalia o que viveu.
Em geral, durante esse estágio, as mulheres se redefinem. Traçam novos objetivos, mudam suas rotinas e abordam a vida a partir de outra perspectiva. Para muitas, é um momento maravilhoso em que conseguem realizar muitos dos planos que deixaram de lado.
Como podemos ver, com a menopausa ocorrem grandes transformações. O mais importante é que aceite essa nova mudança e veja nela uma etapa natural da vida que, assim como todas as outras, vem com novas aprendizagens e novos crescimentos.