18 de fevereiro é o dia Internacional da Síndrome de Asperger, uma perturbação neuro-comportamental que tem algumas semelhanças com o autismo.

Esta data foi escolhida por ser o dia de nascimento do psiquiatra austríaco Hans Asperger (1906-1980), o primeiro médico a descrever este transtorno.

Origem do Dia Internacional da Síndrome de Asperger

A partir da década de 1980, os trabalhos do Dr. Asperger foram ganhando cada vez mais importância. Com isso, os pais que tinham filhos com a Síndrome de Asperger resolveram criar uma data para conscientizar o grande público sobre as peculiaridades deste fenômeno.

 

Assim, eventos, palestras e encontros começaram a ser promovidos com o objetivo de apoiar a integração social dos portadores desta síndrome e oferecer condições de igualdade para que eles tivessem uma vida digna e se sentissem bem.

Síndrome de Asperger

A síndrome de Asperger é um transtorno de desenvolvimento humano que atinge as habilidades de interação social.

Apesar de apresentar diferentes graus, geralmente os seus portadores têm dificuldades em fazer amigos, entender as sutilezas da comunicação e aceitar novas rotinas.

Estima-se que existem mais de 67 milhões de pessoas com autismo e síndrome de Asperger no mundo. Em Portugal, segundo a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), calcula-se que 40.000 pessoas têm a síndrome.