O mote deste Dia Internacional da Comida Picante é proporcionar surpresas ao paladar. Lembre-se que a variedade é o tempero da vida. Confecione pratos com malaguetas, chili, pimenta e outros ingredientes picantes para dar um sabor extra à comida e descobrir novas combinações deliciosas.

À comida picante são apontados vários benefícios, desde o consumo de energia do corpo, e consequente emagrecimento, ao fortalecimento cardiovascular. Estas são duas razões para dar uma hipótese à comida picante, nem que seja só neste dia.

Experimente a comida mexicana, goesa, peruana e tailandesa onde o picante extra é uma constante estão na moda.

É normal que estas refeições tenham um sabor mais quente do que tolerado pelo paladar de algumas pessoas, mas é uma questão de hábito.

Hoje é o Dia Internacional da Comida picante, uma excelente data para conhecer alguns benefícios do picante para a nossa saúde.

Os principais benefícios encontram-se num dos componentes químicos da malagueta e da pimenta caiena, a capsaicina. Em relação à pimenta, a piperina também demonstrou estar associada a efeitos positivos.

Maior esperança e qualidade de vida. A capsaicina tem efeito antimicrobiano, antioxidante, anti-inflamatório e pode ajudar a prevenir o cancro. Por sua vez, exerce uma ação sobre a flora intestinal, podendo estar associado à redução do risco de diabetes.

Melhor aparência da pele. A pimenta é o ingrediente perfeito para limpar poros, pois aumenta a sudação. Isto ajuda a abrir e, consequentemente, beneficia a aparência da pele.

Perder peso. Pelo seu efeito termogénico, acelerando o metabolismo, ajudando na queima calórica.

Aumenta o fluxo sanguíneo. Os componentes picantes ajudam a aumentar o fluxo de sangue através do aumento da velocidade de bombeamento do coração, melhorando a circulação sanguínea. verificou-se redução de doenças cardiovasculares entre consumidores regulares de malaguetas.

Ajuda a combater gripes e constipações, pela sua componente antimicrobiana e antiviral.

Melhora a digestão e alivia a prisão de ventre.

O consumo de picante pode melhorar a nossa saúde, não esquecendo a necessidade de manter uma dieta saudável, equilibrada e variada. Pequenas quantidades são quanto basta, não havendo necessidade exagerar no picante.