Mensagem do Dr. David Martins, Presidente do Conselho de Administração, na Festa de Natal do Grupo Yield Saúde:

 

Natal 2023                       

Mais um momento de partilha que deve ser de amizade, reflexão, de intenções que se renovam e de tranquilidade. Tempo de nos reunimos em volta desta grande mesa com fraternidade Natalícia.

Já decorreu um ano desde o nosso último e inesquecível encontro Natalício no Porto. Hoje na nossa empresa, celebramos uma festa de Natal, desta vez em ambiente mais familiar e mais descontraído, visto que não saímos da nossa cidade.

Saúdo-vos a todos com muita amizade, aqueles que pertencem à nossa Clínica, como sócios e colaboradores, bem como os amigos convidados aqui presentes a quem presto a minha homenagem.

Pensando no que vos havia de dizer, passaram pela minha cabeça alguns contrastes do tempo presente: O primeiro é o panorama negro da guerra injusta e já tão longa entre a Rússia e a Ucrânia com milhares de vítimas inocentes, a que se somam no corrente ano outra guerra bárbara no Médio Oriente com tantos milhares de sacrificados, sem poupar as crianças. Em contraste, e apesar desse ambiente externo preocupante, tivemos na Yield um ano de 2023 muito positivo, em que prestamos bons serviços a tanta gente que nos procura, o que nos granjeou mais uma vez o estimulante prémio PME Líder 2023, realçando os valores de solidez, estabilidade, sabedoria e confiança, homenageando todos.

De facto, apesar dessas guerras cruéis na Europa e no Médio Oriente que perturbam fortemente as economias de quase todos os países, a nossa empresa chega a este Natal com bons índices, quer nos resultados quer nos investimentos realizados, quer até na melhoria das condições de trabalho.

Temos a sorte de poder contar com profissionais competentes, satisfeitos e empenhados, que contribuem não só para um bom ambiente no dia a dia, mas também estimulam e atraem novos investimentos que, por sua vez, permitem e até aconselham a admissão de mais colaboradores, sobretudo de médicos e enfermeiros. Por este lado é um Natal bem generoso que celebramos e agradecemos neste ano de 2023.

Por isso, a todos vós, mas de modo especial aos que pela primeira vez celebram o Natal connosco, os meus votos de que se sintam integrados, felizes e confortáveis.

É importante que cultivemos o espírito de solidariedade, não apenas por estarmos no mês do Natal mas porque durante o ano inteiro passamos aqui muitas horas na execução das nossas tarefas, que na prática, são literalmente o exercício de um trabalho profissional de ajuda aos outros. O bom desempenho do labor de cada qual reflete-se na comunidade e dele toda a comunidade envolvente pode aproveitar.

No fundo desenvolvemos um trabalho de grande utilidade social. E o resultado deste nosso trabalho social pode e deve ver-se na cara de satisfação na cara daqueles que atendemos, ouvimos e tratamos.

Infelizmente nem tudo são rosas. Embora este não seja um dia para lamentos e tristezas, não podemos esquecer que perdemos um colaborador dedicado, um bom médico, um bom homem, um amigo, o Dr. João Monteiro, que aqui recordo com saudade e com uma prece para que Deus o tenha no Seu seio.

Mas é Natal! Ainda que a continuidade da guerra nos entristeça e nos preocupe, porque ela não está longe e nunca se sabe que dimensões pode atingir, ainda que a conjuntura política no nosso país seja de alguma instabilidade e para muitos talvez motivo de desilusão, ainda que nas nossas vidas nem tudo corra como desejaríamos temos que reafirmar para nosso contento, que tempo de Natal é tempo de alegria, de perdão, de generosidade, de esperança, de salvação e de paz. Paz na Terra aos homens de boa vontade, ou se preferirmos Paz na terra e boa vontade para todos os homens e mulheres.

Terminarei com uma citação do Papa Francisco: “No presépio… olhar para o Menino Jesus é sentir que através dele, Deus nos sorri e sorri a todos os povos da terra, a todos aqueles que esperam pela salvação, que esperam por um mundo melhor mais fraterno, onde não haja mais guerras e violências, onde cada homem e cada mulher possa viver na sua dignidade de filho de Deus”

Deixo um desafio para que o ano 2024 consiga manter o bom entendimento, com respeito pela cordialidade, admitindo as diferenças, procurando a prosperidade da instituição para que continue viva, continuando a prestar de modo excelente os serviços que dela se esperam com a ajuda de todos vós.

Feliz Natal para todos!