As 10 dúvidas de todas as grávidas.

Descobriu que está grávida e tem uma série de dúvidas? Normal, não está sozinha. Durante a gravidez, é comum preocupar-se com a sua saúde, alimentação, dinheiro e até com suas habilidades maternas. Nenhuma mulher nasce ensinada como ser mãe, portanto não se assuste. Encare um medo de cada vez e não se deixe levar pela avalanche de emoções.

Principalmente neste começo todos têm um bom conselho para dar, mas nem todos vão ser úteis. Também é normal. Peça ajuda, pergunte a sua mãe, amigas ou outras referências suas de maternidade e consulte sempre o seu médico obstetra que a acompanha na gravidez.

Para a ajudar a respirar mais tranquila, ajudamos a encontrar o seu médico e respondemos as 10 perguntas que as grávida normalmente têm.

1- SEREI UMA BOA MÃE?

A mulher sofre pressão para ser excelente, criar um vínculo imediato com o bebé e deixar a maternidade a sorrir de alegria. Porém, toda nova mãe se sente insegura e precisa de apoio e tempo. Ao longo da gestação e da preparação para o parto, pode sentir as mudanças físicas e emocionais causadas pelo seu estado e terá de se habituar com sua nova condição.

Pode levar um tempo até que se sinta mais confortável para desempenhar as tarefas que o bebé exige. Portanto, não se cobre tanto. Antes do parto, converse com seu companheiro, amigos e familiares próximos, e diga que precisará de apoio e ajuda. Sempre que sentir necessidade, converse com um profissional de saúde de confiança, como seu obstetra, ginecologista ou um terapeuta. Dê tempo ao tempo, pois a aprendizagem e a confiança virão aos pouquinhos.

Pode sempre agendar consulta com um dos nossos especialistas.

2- COMO ME PREPARAR PARA O PARTO?

Preparar-se para as questões práticas é importante. Depois que o seu filho nascer será mais difícil ter tempo para pensar entre uma mamada e outra. Aproveite o pré-natal para conversar bastante com o obstetra e a equipa médica, tire todas as suas dúvidas, faça as aulas recomendadas e tome decisões, como optar pelo parto normal ou cesariana(no caso de as duas opções serem viáveis, para si e seu bebé). Mas não deixe de se preparar emocionalmente para a chegada do bebé. Tire um tempo para se conectar com seu corpo e o pequeno que cresce dentro dele. Encontre a melhor forma de fazer isso e que esteja de acordo com as orientações dadas pelo obstetra: seja pela meditação, prática de yoga, desporto  ou simplesmente pela adoção de uma rotina mais tranquila. Uma massagem com óleos essenciais depois do banho pode mudar o seu dia.

Pode sempre agendar consulta com um dos nossos especialistas.

3- Como me preparar financeiramente para a chegada do bebé?

A questão financeira pode ser uma fonte de preocupação. Faça uma lista das principais necessidades do bebê nos primeiros meses e a divida em três colunas: o que você deve comprar já, o que pode ser comprado mais tarde e o que você pode aproveitar de irmãos mais velhos, primos ou amigos. Se a sua situação financeira permitir, faça uma pequena poupança para emergências. Além disso, verifique valores de planos de saúde e escolas privadas, caso tenha a intenção de contratar esses serviços. Planeie com antecedência, mas não perca o sono. Sua saúde e do bebé estão em primeiro lugar.

4- É normal sentir tanto cansaço?

Gerar e nutrir um bebé é cansativo, especialmente durante o primeiro trimestre de gravidez. As mudanças hormonais são a principais responsáveis pela sensação de cansaço, fadiga e sono. É normal que durante a gravidez toda sinta cansaço. A melhor forma de lidar com o sono e o cansaço é simples: respeite o seu organismo e descanse quando sentir necessidade. Aceite ajuda de familiares e amigos, mesmo antes do bebé nascer, é importante para preservar sua saúde física e emocional. Portanto, não exceda os seus limites.

Pode sempre agendar consulta com um dos nossos especialistas.

5- Posso praticar exercício físico?

Sentir medo de praticar atividades físicas na gravidez é normal, pois há o receio de provocar um aborto ou prejudicar o bebé. Mas segundo os médicos, os exercícios são benéficos e ajudam a fortalecer o corpo da mulher para antes, durante e depois do parto. Porém, nem todos os exercícios físicos são recomendados durante a gravidez. As atividades físicas que exigem muito esforço físico ou que têm risco de acidentes devem ser evitadas.

Pode sempre agendar consulta com um dos nossos especialistas.

6- Quando os enjoos vão passar?

Um dos desafios mais difíceis no começo de uma gravidez são os enjoos matinais. Já não bastasse o corpo (e a mente) a adequar-se à nova realidade, as náuseas vem com tudo. Segundo estudos, até 80% das futuras mães passam por enjoos e vómitos, concentrados, em sua maioria, no primeiro trimestre. O corpo quer preservar o bem-estar da mãe num momento em que seu sistema imunológico está naturalmente suprimido (para evitar a rejeição da criança que se desenvolve em seu útero) e reduz as defesas contra contaminações alimentares.

Pode sempre agendar consulta com um dos nossos especialistas.

7- Como escolher o profissional de saúde que irá me atender?

O obstetra será muito presente na sua vida durante a gravidez e tirará muitas das suas dúvidas mais básicas. Por isso escolha alguém da sua confiança. Escolha um profissional que lhe proporcione conforto, segurança, tire todas as suas dúvidas e que esteja aberto a respeitar seus desejos, sem julgar as suas decisões.

8- O que toda mulher saudável precisa saber sobre comer por dois.

Mulher grávida: ao contrário do que costumam dizer, não precisa comer por dois. Ou pelo menos, não por dois adultos.

Na verdade, durante a gravidez, o corpo da mulher usa mais calorias e conserva mais energia, ou seja, trabalha de forma mais eficiente. Sim, é natural e necessário aumentar o número de calorias ingeridas diariamente (300 calorias a mais por dia, em média), mas idealmente, mulheres grávidas com peso normal (IMC de 18,5 a 24,9) devem ganhar entre 10 e 15 quilos ao longo da gravidez. O ganho de peso de acordo com as recomendações dos especialistas, associado a uma dieta adequada para essa fase, ajuda a diminuir os riscos para a mãe e leva a melhores condições para o nascimento do bebé.

Entre desejos loucos e aversões alimentares inesperadas, pode ser tentador simplesmente colocar uma vitamina pré-natal no prato do pequeno almoço e sentir que está fazendo a sua parte. As suplementações podem ser necessárias, já que algumas alterações fisiológicas acontecem durante a gravidez. Se a sua alimentação não era das mais saudáveis antes de engravidar, é a sua oportunidade para mudar alguns hábitos que vão fortalecer a si e ao seu bebé. Boas calorias são importantes e necessárias nesta fase.

9- Posso tomar café durante a gravidez?

Você não vive sem café? É recomendada a  redução ao mínimo possível a ingestão de bebidas com cafeína durante a gravidez, incluindo chá preto, chá mate e refrigerantes. Elas estão associadas às queixas mais frequentes entre grávidas, como a azia, e podem conter corantes artificiais e outras substâncias prejudiciais ao feto.

10- Como ter uma gravidez saudável

Realizar o pré-natal é o primeiro passo para uma gravidez saudável. Durante as consultas, você receberá recomendações sobre alimentação adequada, exames a fazer e preparação para o parto. Sentir-se segura e tirar dúvidas é o caminho, além de garantir o descanso adequado e manter as atividades que lhe fazem bem –desde que não prejudiquem o bebé, conforme orientado pelo médico obstetra responsável pelo pré-natal.