Proctologia - Laqueação Hemorroidas

 O que é e em que consiste a laqueação elástica hemorroidária?

Trata-se de um tratamento realizado em regime ambulatório (na consulta), para procurar eliminar as hemorroidas internas sem o recurso à cirurgia. Consiste na tração ou aspiração dos plexos hemorroidários internos para o interior de um aparelho de laqueação, seguindo-se a aplicação de uma banda elástica (anel elástico) na hemorroida a tratar. Ao fim de algum tempo (4 a 5 dias depois do tratamento) a hemorroida necrosa e cai, sendo eliminada pelo ânus.

Para ser eficaz poderão ser necessárias várias sessões de tratamento.

A laqueação elástica hemorroidária está reservada, fundamentalmente, para os doentes com hemorroidas internas do 2º grau e 3º graus.

A esclerose hemorroidária é um procedimento simples, na maior parte dos casos indolor, não necessitando de sedação nem de anestesia, sendo bem tolerado pela generalidade dos doentes. Em algumas situações, pode ocorrer uma sensação temporária de vontade de defecar, de corpo estranho intra-anal, que mais não é do que o resultado da tração do pedículo hemorroidário.

As vantagens da ligadura elástica são: praticamente não haver desconforto durante e após o procedimento, alto índice de resolução e baixo risco de complicações.