Exames de Neurofisiologia

A Neurofisiologia é uma especialidade médica que estuda o funcionamento do Sistema Nervoso através do registo e avaliação da atividade bioelétrica gerada pelo cérebro, espinal medula, nervos e músculos.

O que é uma Eletroencefalografia?

É um exame que permite o estudo do registo gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro, através de elétrodos aplicados no couro cabeludo. Este exame permite detetar atividades anormais em doenças diversas, como epilepsias, demências, certas infeções do sistema nervoso central, perturbações do metabolismo cerebral, entre outras.

O exame é simples, indolor, sem contraindicações e pode ser feito em qualquer idade.

Como é que o exame é realizado?

Geralmente o paciente estará acordado, sentado confortavelmente numa cadeira ou deitado numa mesa de exame, de olhos cerrados e num ambiente de penumbra. Terá que estar imóvel e muito relaxado. Em alguns exames pede-se ao doente que relaxe e tente adormecer durante a realização do exame.

Em algum momento durante o exame será pedido que respire aceleradamente, para se obter um registo em hiperventilação. Poderá haver a necessidade de potenciar o eletroencefalograma através de foto-estimulação: são colocadas luzes que piscam na frente do paciente, em diferentes velocidades.

O que é uma Eletromiografia?

O exame de Eletromiografia (EMG) consiste em descrever a atividade elétrica nervosa e muscular. Este exame é bastante importante no diagnóstico de alguns sintomas como: fraqueza muscular, dores musculares, paralisia muscular ou formigueiros, sendo que permite compreender se a causa está numa lesão de um nervo de um determinado músculo ou se numa doença neurológica.

A Eletromiografia requer algum tipo de preparação?

Este exame não necessita de nenhuma preparação especial, apenas se recomenda que não sejam aplicados cremes na pele nem espuma ou laca no cabelo. É também importante que informe sobre a medicação que esteja a fazer, pois alguns deverão ser interrompidos durante alguns dias.

Qual a duração do exame?

O tempo de realização deste exame varia bastante, mas em média dura 30 minutos.